Servidores do Planserv fizeram uma doação coletiva de sangue a Hemoba – Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia. A ação, organizada pela Coordenação de Gestão e Prevenção em Saúde (CGPS) da assistência, teve a participação de cerca de 50 funcionários, que também assistiram à palestra sobre a importância da doação para manter abastecidos os bancos de sangue do Estado.

Os doadores do Planserv passaram por triagem para averiguar se as condições de saúde estavam de acordo com os critérios adotados para a doação. Na ocasião, o Planserv também apresentou aos beneficiários presentes na fundação o Programa Sou + Saúde, que engloba ações de prevenção, a exemplo medição de taxas de glicemia, bioimpedância, pressão arterial, além de orientação nutricional.

A doação marcou o lançamento da Campanha Faça da doação Um Hábito para Salvar Vidas. A proposta, a ser desenvolvida em parceria com a Hemoba, engloba o trabalho educativo, contínuo e sistemático sobre a doação de sangue e de medula óssea, junto a entidades públicas da região de abrangência da fundação.

“É muito importante que o Planserv se envolva em causas relacionadas à saúde, que é nossa área de atuação, e a doação de sangue e de medula óssea é uma das mais nobres, porque estamos ajudando a salvar vidas”, disse a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito.      De acordo com o diretor da Hemoba, Fernando Araújo, a parceria com o Planserv é muito significativa, na medida em que o servidor age também no fortalecimento de sua cidadania. “O compromisso com a doação favorece a população do estado inteiro, e isso é de um valor inestimável”, elogiou.

Ao falar para os servidores do Planserv, a coordenadora de Captação de Doadores da Hemoba, Iara Matos, elogiou a iniciativa da doação coletiva. “O Planserv está de parabéns, porque muitas vezes as empresas querem doar, mas enfrentam dificuldade de agrupar um número significativo de pessoas e iniciativas como essa são muito importantes para salvarmos vidas em todos os municípios do estado”, disse ela.

Doar amor – A ação solidária da doação de sangue é acompanhada por um sentimento de satisfação pessoal, como definiu o funcionário Uelder Santana. “É a primeira vez que estou doando, mas estou me sentindo tão feliz que pretendo repetir outras vezes”, declarou ele, que adotou cuidados para a atividade. “Dormi cedo, não bebi e hoje me alimentei bem”, disse, orgulhoso.

Carla Garófalo, também servidora do Planserv, afirmou que a “estréia” na doação foi repleta de sentimento de solidariedade. “Acho que todos nós temos um papel social a cumprir, e ajudar os que mais precisam traz uma sensação de pertencimento e apoio a quem está em situação vulnerável de saúde”, destacou.

Hemoba – A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia é a única no estado a realizar procedimentos de hematologia e hemodinâmica, atendendo os 417 municípios baianos. Para ser um doador, é preciso obedecer a alguns critérios como ter peso acima de 50Kg e estar em boas condições de saúde. O ato de doar dura em média 14 minutos. A quantidade doada varia de acordo com o peso, podendo ir de 410 ml a 470 ml.

CategoriaNotícias
Escreva um comentário:

*

Seu e-mail não será publicado

For emergency cases        1-800-700-6200

Em caso de dúvida, favor entrar em contato com a Central de Relacionamento 24h.
De telefone fixo: 0800 56 6066 e de celular: (71) 3402-3700
Atendimento Exclusivo Prestador: (71) 3512-6444