O Verão chega e, como nos últimos anos, a sensação é de que as temperaturas estão cada vez mais altas, exigindo um cuidado ainda maior com a pele exposta aos raios solares. Desta forma, o Planserv alerta aos seus beneficiários sobre os perigos do câncer de pele, doença que atinge os brasileiros principalmente acima de 40 anos e é causado pela exposição excessiva ao sol. No site do plano (www.planserv.ba.gov.br), essa dica de saúde está em destaque.

O câncer da pele pode ser muito semelhante a pintas, eczemas ou outras lesões benignas, por isso é importante conhecer bem sua pele e saber em quais regiões existem sinais. Os principais sintomas são manchas pruriginosas (provocam coceiras), descamativas ou que sangram, de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central. Também é bom investigar pinta preta ou castanha que muda de cor ou textura, tornando-se irregular nas bordas e aumentando de tamanho.

Uma mancha ou ferida que não cicatriza e continua a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento, é outro indicativo para uma avaliação médica.

A exposição em excesso aos raios UV (ultravioleta) não é benéfica a saúde. Assim, é necessário adotar alguns cuidados para evitar o câncer. Evitar sol em excesso (principalmente das 10h às 16h sem uso de protetor solar). É importante checar a pele constantemente para verificar o aparecimento de manchas. Utilizar protetor solar para proteção da pele contra os raios UV e, o mais importante, marcar consultas regulares com o dermatologista.

O tratamento consiste em cirurgia para retirada da lesão em estágios iniciais. Em estágios mais avançados, o tratamento varia de acordo ao tamanho do tumor podendo ser utilizada a radioterapia ou quimioterapia, dependendo da avaliação do médico especialista.

CategoriaNotícias
Escreva um comentário:

*

Seu e-mail não será publicado

For emergency cases        1-800-700-6200

Em caso de dúvida, favor entrar em contato com a Central de Relacionamento 24h.
De telefone fixo: 0800 56 6066 e de celular: (71) 3402-3700
Atendimento Exclusivo Prestador: (71) 3512-6444