O Planserv em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ) e Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Governo do Estado da Bahia (Hemoba), promove entre os dias 05 a 08 de novembro, uma campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea. O objetivo é abastecer o estoque de sangue do Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Governo do Estado da Bahia).
A ação está sendo realizada na unidade móvel do Hemoba, no estacionamento do edifício-sede do TJBA, das 8h às 17h. Para contribuir com a campanha, é preciso apresentar um documento oficial com foto, válido no território nacional. Além disso, é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos. No caso de menores de 18 anos, é preciso estar acompanhado por um responsável legal. Para a servidora do TJ, Kenny Cristina Leoni, o ato de doar sangue e cadastro de medula óssea é a oportunidade que temos de dar chance de vida a alguém, ela reforça: “É um ato de amor ao próximo! Principalmente do cadastro de medula que a compatibilidade é1 para 100 mil”.
No período, o programa Sou+Saúde/Panserv está presente oferecendo serviços de medição de pressão arterial, peso, altura, circunferência abdominal e cálculo do índice de massa corporal (IMC), dicas de saúde e degustação de alimentos saudáveis. .

Orientações para a doação– O doador não deve ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, deve estar descansado, em boas condições de saúde, ter peso superior a 50kg, estar bem alimentado e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar o período de duas horas.
Ficam impedidos temporariamente de doar sangue pessoas que estejam gripadas, resfriadas ou com febre. Nesses casos, é preciso aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas.
Quem fez tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impede a doação) ou exames/procedimentos endoscópicos nos últimos seis meses também não podem. Assim como mulheres grávidas ou que estejam no período pós-gravidez (90 dias para o parto normal e 180 dias para cesariana) e amamentando. Além disso, pessoas que passaram por situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis também não podem participar da ação.
Nem todas as pessoas estão aptas a doar sangue. É o caso de quem contraiu hepatite após os 11 anos de idade; possui evidência clínica laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue, como a hepatite B e C, HIV, doenças associadas aos vírus HTLV I e II, doenças de chagas, sífilis e faz uso de drogas ilícitas injetáveis.
Medula Óssea
Já para fazer parte do cadastro de medula óssea é preciso ter idade entre 18 e 55 anos, ter boa saúde, preencher um formulário com dados pessoais e realizar a coleta de amostra de sangue para teste de compatibilidade. Os dados serão armazenados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.

CategoriaNotícias
Escreva um comentário:

*

Seu e-mail não será publicado

For emergency cases        1-800-700-6200

Em caso de dúvida, favor entrar em contato com a Central de Relacionamento 24h.
De telefone fixo: 0800 56 6066 e de celular: (71) 3402-3700
Atendimento Exclusivo Prestador: (71) 3512-6444