Quando o assunto é saúde da mulher, pensamos: “O check-up anual ginecológico já foi feito?” ou “Como anda a saúde cardiológica?”. No entanto, dar atenção às necessidades do corpo significa estar atenta a sua própria saúde, identificando hábitos e situações que podem trazer prejuízos físicos e psicológicos. É entender a saúde de maneira integral.

E foi diante dessa perspectiva que, na última segunda-feira (17), o Planserv realizou o encontro virtual saúde da mulher nos diferentes ciclos de vida. O objetivo do evento foi estimular a promoção da saúde integral da mulher e provocar a reflexão, através da roda de conversa, sobre os vários desafios sociais enfrentados no universo feminino.

Socorro Brito, coordenadora-geral da assistência, abriu o evento dizendo que “É muito importante promovermos um ambiente de discussão e escuta sobre o mundo da mulher. Esse momento deseja ir além do entendimento sobre a saúde física, mas ser espaço de suporte e acolhimento de todas nós como ser único”. O encontro contou, também, com a participação da major Denice Santiago, superintendente de Prevenção à Violência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), de Daiana Alcântara, diretora-geral do Sindicato dos Professores Universitários do Estado da Bahia-SINTEST-BA, e de Juliana Amaral, ginecologista.

Segundo a major Denice Santiago, roda de conversa como essa oportuniza nos conhecermos mais e pensarmos na condução de nossa vida. “Se você não estiver saudável, você não consegue dar saúde a ninguém! A saúde integral perpassa pelo autoconhecimento e como nos posicionamos diante dos nossos relacionamentos. Retirar relações abusivas de nossas vidas nos faz mais saudáveis e as nossas famílias também”, afirma.

“O Planserv tem se reinventado na escuta e na formação dos seus beneficiários. Não se trata apenas de oferecer rede credenciada para atender as pessoas, mas também de conhecer, de perto, as suas demandas”, diz Daiana Alcântara. “Participar desse evento foi extremamente importante, informativo e enriquecedor”, completa.