Uma das medidas prioritárias da nova gestão do Planserv é aprofundar ainda mais a relação com sindicatos de categorias representativas do funcionalismo estadual das áreas da saúde, educação e segurança. O objetivo dessa iniciativa é, entre outras, incentivar os beneficiários a conhecer melhor o funcionamento da assistência, portanto fazendo uso racional dos serviços disponíveis, e fomentar a atitude preventiva como medida de redução de riscos e danos à saúde.

Essa aproximação tem ocorrido em encontros presenciais do Programa Sou + Saúde nas sedes sindicais, onde os beneficiários são incentivados ao auto-cuidado, com aferição da pressão arterial e índices de glicemia, orientação nutricional e palestras motivacionais. O telemonitoramento telefônico dos beneficiários com doenças crônicas, através do qual é feito o acompanhamento do seu tratamento, também se destaca nesse escopo.

Também têm ocorrido encontros com dirigentes sindicais, que encaminham sugestões dos associados para otimização do plano, além de divulgação de vídeos informativos sobre o funcionamento do plano para os beneficiários/filiados e filiadas dos sindicatos.

Para a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, a gestão imprescinde dessa interface com as entidades sindicais para elaboração de medidas factíveis que visem a melhor oferta dos serviços. “Os sindicatos são protagonistas desse processo e importantes agentes de divulgação do Planserv. O conhecimento sobre o plano promove um melhor uso da assistência e a garantia de sua sustentabilidade financeira”, afirmou ela, destacando que essa iniciativa beneficia, sobretudo, o público do interior do estado, que tem acesso menos facilitado às informações.

Prevenção– A medicina preventiva tem sido uma prioridade no campo da saúde suplementar. A adoção de bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos, por exemplo, melhoram o desempenho no trabalho, assim como pode ser um importante fator para contribuir com a diminuição do risco de diabetes e hipertensão, somente citando dois exemplos.

“Em nossa categoria, trabalhamos sob muita pressão, tanto física quanto emocional, o que pode acarretar problemas de saúde como a depressão”, destaca o diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindipoc), Eustácio Oliveira. Para ele, é muito importante criar no servidor a cultura da prevenção, medida que vem sendo adotada com sucesso pelo Planserv. Segundo o presidente do Sindpoc, cerca de 70% dos policiais civis do estado são beneficiários do Planserv.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindisaúde), Ivanilda Brito, é beneficiária do plano  desde que a filha era criança. “Hoje meus netos são beneficiários e isso me dá muito orgulho do nosso plano”, afirma ela. Em sua opinião, o Planserv é patrimônio do servidor público da Bahia e precisa ser tratado com muito zelo. “Essa nova gestão está muito mais próxima da nossa categoria, que também está muito satisfeita com essa diretriz da medicina preventiva, porque é como se resgatássemos a figura do médico da família, aquele que acompanha a saúde de cada integrante e conhece a todos com minúcias”, declara.

Uso racional – O presidente do Sindicato dos Servidores da Uneb, Firmino Oliveira, defende que cada vez mais o beneficiário do plano conheça a fundo seu funcionamento. Integrante do Conselho Administrativo do Planserv (Conserve), Firmino acredita que o uso racional do plano é uma ferramenta fundamental para garantir a sua sustentabilidade. “Entrei como conselheiro no sistema Planserv em 2017 e passei a entender o sistema, porque eu sou de uma universidade multicampi, está em toda a Bahia, então foi viajando e entendendo esse mecanismo, essa realidade diária que eles atravessam que me fez abraçar a causa”, afirma.

Já para o presidente da APLB, Rui Oliveira, intensificar o diálogo das categorias com a assistência é bom para todos. “Todos os beneficiários podem contribuir com a gestão, dando ideias, cuidando do plano, adotando as medidas de medicina preventiva e fazendo o uso consciente dos serviços. Precisamos garantir a longevidade do Planserv e, para isso, precisamos fazer nossa parte”, disse.

 

 

CategoriaNotícias
  1. 27 de dezembro de 2019

    Realmente uma boa ligação entre os órgãos através dessa gestão atual do Plaserv, com os representantes das categorias do funcionalismo estadual criando uma uma ponte de suma importância dando transparência nas ações e claro promovendo um intercâmbio com seus beneficiários via os seus sindicatos.

  2. 30 de maio de 2020

    O Planserv agradece o seu elogio, que reforça a certeza de que o trabalho de toda a equipe está alinhado com um dos nossos principais valores – o espírito de servir. Sempre que for necessário, não hesite em recorrer aos canais de comunicação do Planserv.

Escreva um comentário:

Seu e-mail não será publicado

For emergency cases        1-800-700-6200

Em caso de dúvida, favor entrar em contato com a Central de Relacionamento 24h.
De telefone fixo: 0800 56 6066 e de celular: (71) 3402-3700
Atendimento Exclusivo Prestador: (71) 3512-6444