A Assistência a Saúde dos Servidores Públicos Estaduais, Planserv, mais uma vez adere à campanha Outubro Rosa promovendo ações de prevenção com o intuito de alertar as suas beneficiárias sobre a importância da informação e diagnóstico do câncer de mama.

Durante o mês de Outubro, pelo Programa Sou+Saúde acontecerá a atividade intitulada “Autoconhecimento e AutoCuidado no Combate ao Câncer de Mama “. O evento será organizado em estações onde a beneficiária terá acesso a orientações nutricionais, rodas de conversa, autocuidado e auto percepção.

O Planserv intensifica a parceria feita junto a Secretaria da Segurança Pública na campanha Ligadas por  Fios com o objetivo de  recolher, em doações, mechas de cabelos para a confecção de perucas, que serão entregues a mulheres e crianças no processo de tratamento de câncer, além de lenços, turbantes e bonés. A urna adquirida por uma das madrinhas do projeto, Maria do Socorro Brito, coordenadora geral do Planserv, estará presente em todos os eventos de promoção da saúde realizados por esta assistência.

Sobre a campanha mundial – Com o objetivo de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce, o Outubro Rosa surgiu, na década de 1990, nos Estados Unidos, sendo rapidamente difundida em diversos países. No Brasil, a primeira iniciativa, que partiu de um grupo de mulheres em 2002, foi marcada pela iluminação rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.

Anos mais tarde, entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em diversas cidades. Aos poucos, o Brasil foi ganhando a simbólica cor em todas as capitais e o mês de outubro tornou-se símbolo da luta pela prevenção e tratamento.

Sobre a campanha no governo da Bahia – Este ano o governo da Bahia realiza diversas ações, sendo muitas delas promovidas pela Secretaria de Saúde do Estado Bahia-SESAB. No Hospital da Mulher, em parceria com o Instituto Avon e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), realizou nos dias 05 e 06 de outubro (sábado e domingo), no Farol da Barra, atendimentos com mastologista, consultas com nutricionistas, testes rápidos e vacinação.

Já a ação da Saúde sem Fronteiras estará no mês de outubro nos municípios de Mucuri, Lajedão, Prado e Alcobaça, da Região de Teixeira de Freitas, e em Porto Seguro, Belmonte e Itapebi, Região de Porto Seguro, realizando mamografias em mulheres de 50 a 69 anos. Nesta ação, nos sete municípios, serão beneficiadas 9.297 mulheres. O  atendimento começa às 7h e prossegue até as 18h. Para serem atendidas, as mulheres devem levar um documento de identidade, o Cartão SUS e um comprovante de endereço no município. Para mais informações acesse o seguinte link: http://www.saude.ba.gov.br/temasdesaude/outubrorosa/

 

CategoriaNotícias
Escreva um comentário:

*

Seu e-mail não será publicado

For emergency cases        1-800-700-6200

Em caso de dúvida, favor entrar em contato com a Central de Relacionamento 24h.
De telefone fixo: 0800 56 6066 e de celular: (71) 3402-3700
Atendimento Exclusivo Prestador: (71) 3512-6444