O telemonitoramento, diretriz do Programa Sou + Saúde – Programa de Promoção e Prevenção do Planserv, contabilizou cerca de 14,5 mil beneficiários no primeiro trimestre deste ano. Com isso, são aproximadamente 77 mil usuários acolhidos na ação, desde que foi implantada em 2018. As ligações telefônicas regulares também obtiveram uma boa aceitação dos beneficiários: pesquisa de satisfação apontou índice de 93% de satisfação com a iniciativa.

A medida segue o foco na medicina preventiva, tendência mundial na área da saúde suplementar e acompanhada pela assistência à saúde dos servidores estaduais.  “Estamos no caminho do fortalecimento da atenção com nossos beneficiários, entendendo melhor quais suas necessidades para melhor atendê-los e promover também o autocuidado”, explica a coordenadora, Andressa  Schettini.

O objetivo do contato direto é mapear o quadro clínico dos beneficiários, monitorar riscos, promover educação em saúde e entender os cuidados efetivos necessários para a geração de qualidade de vida e bem estar.

O telemonitoramento atua na lógica da oferta organizada, realizando ligações telefônicas, de forma periódica, com orientações sobre os fatores de risco que possam interferir na saúde, além do reforço à adesão ao tratamento prescrito e às condutas recomendadas.

Através da estratificação dos 521 mil beneficiários ativos do plano, estes foram classificados a partir de seus níveis de complexidade, num quadro que varia de 1 a 5. O acompanhamento é feito, especialmente, com aqueles que estão nos níveis 4 e 5, que necessitam de um maior cuidado.

Na ligação, os beneficiários são questionados sobre sua condição de saúde, se possuem alguma doença crônica ou não e, em seguida, recebem as orientações necessárias.

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