Chega a Semana Santa e, além dos rituais religiosos, o pensamento sempre recai na fartura à mesa e, claro, no tradicional ovo de chocolate. Símbolo da Páscoa, essa tradicional guloseima pode ser degustada de forma mais saudável, bastando para isso seguir algumas dicas dos especialistas do Planserv.

Os chocolates variam de acordo com seu teor de cacau, adição de açucar e leite e de manteiga de cacau. Cada tipo possui características nutricionais bastante específicas e diferenciadas. “O chocolate branco, por exemplo, possui mais açúcar e gordura em sua composição e não acrescenta nenhum benefício à saúde”, afirma a nutricionista Beatriz Rocha Lima.

Já o chocolate amargo contém massa de cacau que varia de 50% a 100%, manteiga de cacau e açúcar. “Quanto maior o teor de cacau, mais amargo, menos manteiga de cacau e menos açúcar ele terá, ou seja, será mais puro, nutritivo e rico em fitoquímicos, que são substâncias antioxidantes que conferem cor aos alimentos e protegem contra doenças”, informa Beatriz.

Com os mesmos ingredientes do amargo, o chocolate ao leite possui proporções diferentes –  leva menos massa de cacau, porém mais manteiga e açúcar. Também pode conter ainda leite em pó para adquirir a cor marrom clara. Como tem menos massa de cacau, é pobre em nutrientes e fitoquímicos, logo não proporciona benefícios ao organismo como a versão amarga.

Para os intolerantes a glúten e lactose, a nutricionista indica a alfarroba, leguminosa da família do feijão, rica em fibras e vitamina A, com sabor similar ao do chocolate, porém sem as substâncias que causam intolerância.

“É importante escolher, sempre que possível, chocolates com teor de cacau acima de 70%”, recomenda Beatriz, acrescentando que partilhar a guloseima com amigos e familiares torna o ritual mais prazeroso. “Em vez de comer tudo de uma vez, é interessante fracionar o ovo em pequenas porções diárias”, diz ela. Por fim, nunca substituir as refeições por chocolate. Boa Páscoa!

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