A festa mais alegre e esperada pelos baianos se aproxima: é hora de comprar o abadá, planejar a farra com os amigos e, também, pensar nos cuidados para curtir o Carnaval no melhor estilo e com saúde. Por isso, o Planserv reuniu algumas dicas valiosas para aproveitar ao máximo a folia, com disposição e sem descuidar do corpo.
Não sair de casa sem se alimentar. “É essencial realizar uma refeição equilibrada com boas fontes de carboidratos, gorduras e proteínas”, afirma a nutricionista Beatriz Rocha, da equipe do Planserv. Segundo ela, os carboidratos e as gorduras boas garantem a energia para o percurso e a proteína atua na manutenção da massa muscular. Apostar nas raízes, nos tubérculos, nos pães integrais, ovos, carnes magras e também em porções de castanhas, frutas vale muito a pena.
Levar pequenos lanches de casa, como barrinhas de cereal, pedaços de coco seco, mix de castanhas e/ou frutas secas, são algumas das opções. “É importante não ultrapassar mais de três horas sem se alimentar, principalmente se estiver ingerindo bebida alcoólica”, alerta.
Beba água! – Atenção para a hidratação! No calor da folia, o corpo perde muita água e se a reposição de líquidos não for feita de maneira adequada, o resultado são dores de cabeça, enjoo, cansaço excessivo e desidratação. Portanto, consumindo ou não bebida alcoólica , a hidratação é fundamental. Além da água, água de coco e suco de frutas também estão valendo.
Após a festa, é importante ingerir alimentos diuréticos, que ajudam a eliminar as toxinas acumuladas no corpo durante a folia. Algumas sugestões: água de coco, couve, melão, salsa e pepino são alimentos que apresentam esse potencial. Por fim, caso opte por alimentar-se na rua, deve-se observar com cuidado as condições de higiene do local, datas de validade e o acondicionamento dos alimentos.
Com o calor em graus elevados, nem precisa dizer que usar roupas leves é mais do que necessário. Carnaval é tempo de abusar dos shorts, das camisetas, das sungas e dos biquínis. Importante observar o tipo de tecido. Os que não absorvem calor são os mais indicados.
Carnaval é festa, mas há também os que não curtem a confusão. Nesses casos, aproveitar para repor energias, descansar, ir à praia, exercitar-se, passar um tempo com a família são alternativas interessantes. Reenergizar e cuidar do corpo e da mente também pode ser divertido.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Ascom Planserv

CategoriaNotícias

For emergency cases        1-800-700-6200

Em caso de dúvida, favor entrar em contato com a Central de Relacionamento 24h.
De telefone fixo: 0800 56 6066 e de celular: (71) 3402-3700
Atendimento Exclusivo Prestador: (71) 3512-6444