A dica da semana do Planserv para seus beneficiários diz respeito aos perigos do estresse como start do aumento da pressão arterial, doença cada vez mais comum na população. Como têm alertado os especialistas, o estilo de vida moderno, sobretudo nas grandes cidades, muitas vezes impede a adoção de hábitos saudáveis, entre os quais mais tempo para relaxar.

No calendário da Saúde, hoje (26) celebra-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão.  A data é um bom momento para destacar que a hipertensão é uma doença crônica, que faz parte do grupo de doenças cardiovasculares, geralmente silenciosa, e que pode gerar diversas complicações em vários órgãos. É uma patologia que pode acometer de jovens a idosos, por ser uma junção de carga hereditária e hábitos de vida inadequados.

Diversos fatores de risco podem desencadear a hipertensão: obesidade, fumo, ingestão de álcool, histórico familiar de hipertensão, além dos fatores psicológicos como o estresse. Como o estresse é um dos fatores de risco que pode interferir na pressão arterial, conhece-lo e buscar sua redução, sem dúvida contribuirá para uma melhor qualidade de vida além de minimizar o risco de adoecimento.

Para a medicina e biologia, o estresse significa esforço de adaptação do organismo para enfrentar situações que considere ameaçadoras à vida e ao equilíbrio interno do indivíduo. Mas se o estresse se intensificar ou prolongar por muito tempo, pode haver prejuízos. O estresse apresenta efeitos fisiológicos diretos como a pressão arterial elevada, aumento da frequencia cardíaca e níveis de gordura no sangue, diminuição da capacidade de defesa, sensações de ansiedade, dor de cabeça, refluxo e, em excesso, pode causar até infarto.  É importante identificar as causas do problema e buscar acompanhamento profissional, visando uma melhor qualidade de vida.

Ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, ter regularidade de sono são algumas das iniciativas que ajudam no bem estar físico e emocional.

CategoriaNotícias

For emergency cases        1-800-700-6200

Em caso de dúvida, favor entrar em contato com a Central de Relacionamento 24h.
De telefone fixo: 0800 56 6066 e de celular: (71) 3402-3700
Atendimento Exclusivo Prestador: (71) 3512-6444